quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cha de Folha de oliveira


Já tinha ouvido falar do chá de folha de oliveira e tinha decidido começar a tomar regularmente, entretanto encontrei este artigo em : www.dicasdenutriçao.com, que podem desde já ler : 

Muitas plantas, especialmente as ervas, podem ser preparadas em forma de chás que são chamadas também de infusão. Como a maioria não contém cafeína, eles são uma boa alternativa para as pessoas que preferem evitar essa substância.
É uma bebida estimulante praticamente sem calorias, contém bioflavonóides que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrame cerebral. Também possui um efeito diurético, benéfico principalmente para as pessoas hipertensas.

A Folha de Oliveira é exemplo de fitoterápico bastante usado hoje em dia, utilizada bastante em chás com o objetivo principal de ajudar no emagrecimento, também é utilizada no tratamento para constipações, gripes e infecções, além de beneficiar o coração. Estudo tem demonstrado que ocorre uma significativa redução das lipoproteínas de baixa densidade ou mau colesterol, com o consumo diário deste chá além de também de auxiliar na diminuição da pressão arterial e no aumento do fluxo sanguíneo, provocando o relaxamento das artérias. Contém propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo da ação dos radicais livres.

A oliveira, como é chamada a árvore cujo fruto é a azeitona é mais eficaz que o chá verde no combate ao excesso de peso e as gorduras localizadas. Considerado potencialmente mais poderoso que o chá verde, as folhas da oliveira possuem quase o quádruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco, minerais importantes para a manutenção da saúde e para a aceleração do metabolismo com a principal função de eliminar gorduras, especialmente as localizadas na região abdominal.
Assim, ao ingerir de três a quatro xícaras deste chá diariamente, a pessoa consegue, num prazo relativamente curto, reduzir em até 10% sua circunferência abdominal e perder, em média, seis quilos, dependendo do metabolismo de cada pessoa.
Nunca esquecendo que este hábito deve ser aliado a uma alimentação saudável com acompanhamento do(a) Nutricionista e a prática regular de atividade física. Ou seja, o consumo do chá de oliveira é uma arma a mais no combate dos indesejáveis quilos extras.

Importante: lactantes e gestantes não devem consumir esta infusão. As plantas medicinais devem ser prescritas por médicos ou nutricionistas.

Como preparar:

* Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio. Ao levantar fervura, acrescente 1 colher de sopa de folhas secas de oliveira. Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe.
* Procure ingerir naturalmente, sem uso de açúcar ou adoçante, assim seus benefícios serão preservados.
* Evite guardar, pois as propriedades se perdem com a ação da luz, ar e temperatura. Consuma na hora em que for preparado.

1 comentário:

  1. Olá Ema :) Obrigado pela partilha do chá de folhas de oliveira, nunca bebi e parece interessante :)

    Ainda bem que ficaste mais tranquila :) Por aqui as coisas também andam bem melhores - ou então sou eu que estou a lidar com elas de forma mais serena, não há grande objectivo em lidar com uma perturbação da ansiedade ficando ansioso ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar