quinta-feira, 22 de março de 2012

85,20 ... e Mães!

A minha mãe é talvez a pessoa mais perfeccionista que conheço. tudo o que faz é bem feito e tem jeito para tudo, desde cozinhar, fazer arranjos de flores, decorar a casa, bordar, arranjar o cabelo, arranjar as unhas, vestir-se sempre devidamente combinada, etc... E mesmo quando vivia com algumas limitações financeiras era assim. Faz parte da essência dela. Eu lamentavelmente não saio a ela, sou como se costuma dizer " toda pai"...!
Por ser assim, ou simplesmente por me ver só de quinze em quinze dias, ou apenas e só, porque tem olhos e vê, foi talvez ( de certeza ) , a pessoa que sempre me criticou mais por eu ter engordado. Agora está em minha casa porque eu pedi para virem cá porque queria passar o dia do pai, com o meu pai que eu adoro!

Mas a semana está a ser difícil de levar, porque ela viu logo que eu já tinha emagrecido qualquer coisita, mas agora acha que eu me alimento mal, que como muito pouco etc. Continua a dizer que eu ainda necessito de perder muito mais para ser como era, mas que devia comer mais isto e mais aquilo e mais o outro!  Então eu agora pareço uma adolescente anoréctica a dizer que já comi, que não quero mais etc... SOCORRO! Mas o que é que eu faço? Será que ela pensa que emagrecer é como tirar ar aos pneus do carro?

Por um lado é tão bom voltar a sentir o carinho daqueles que sempre me deram tudo o que tinham de melhor, sobretudo muito amor, por outro lado reviver a experiência da superprotecção que o facto de ser filha única,  sempre me acompanhou,  é aborrecido!

Ela sabe que eu costumo fazer caminhadas de manhã com a minha amiga, mas hoje ao almoço perguntou quem é que tinha saído tão cedo de casa porque tinha ouvido o portão da garagem.... O meu marido explicou-lhe que tinha sido eu que agora saía mais cedo porque corria um pouco antes do encontro com a minha amiga. Ai o que ele foi dizer! Disse logo que eu era doida, que não devia andar tão cedo sozinha que me podiam fazer isto e aquilo, que se andava a correr e alimentar-me mal ainda arranjava um serio problema! SOCORRO de novo!

No fim do almoço, quase em segredo para eu não ouvir, recomendou ao meu marido para ficar de olho em mim, porque amanhã se vai embora e vai seriamente preocupada! SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO!
Porque motivo as mães nos tratam sempre como se fossemos pequeninos ?
Será que eu também sou assim? É que sinceramente acho que sim! Bolas, não queria nada que os meus filhos tivessem esta ideia de mim!

Adiante:

Pequeno almoço : Café com leite e uma fatia de pão multi cereais torrada com Planta soja.
Meio da manhã : 3 tostas fininhas
Almoço : Frango estufado com salada de alface e agrião e arroz de cenoura (só comi uns baguinhos e guardei o resto bem acondicionado debaixo dos ossos do frango...) e uma pera (imposição da mãe)
Lanche : meio cacete de centeio com fiambre de peru e uma maçã
Jantar : Sopa (puré de batata, grão e abóbora) com espinafres- feita pela mãe! E um bife de vitela grelhado, com tomate ás rodelas ( fui obrigada a comer...) e ainda um kiwi (também fui obrigada)!

Recusei com toda a determinação provar o bolo de mel que ela fez e o arroz doce! No resto tive de ceder para deixar a minha mãe mais tranquila.

Amanhã os meus pais vão embora e quem me vai castigar é a balança!

Obrigada a todas pelas dicas dos cogumelos ! Bjs


10 comentários:

  1. mas, sinceramente, acho que a tua mãe fez bem! porque se tirasses do menu aquilo que a tua mae te obrigou a comer, comerias pouco de mais :S

    Viva à tua mãe!

    Beijinhos grandes Ema linda :D
    a tua mãe tb parece uma fofinha :D

    ResponderEliminar
  2. Ola Ema =)
    É verdade as nossas mamãs são sempre umas preocupadas, principalmente quando somos filhas únicas (quentambém é o meu caso). Eu posso pesar 100 kg que a minha mão vai sempre achar que eu estou magrinha e jeitosa.
    De certeza que com essa determinação que tens mostrado que a balança não te vai castigar.
    Beijinhos Ema.

    ResponderEliminar
  3. Olá Emita!

    Eu sei que é chato ter a nossa mãe a comandar a nossa vida! Mas sinceramente acho que a tua alimentação foi muito equilibrada.

    Neste momento não ando a ser acompanhada por uma nutricionista mas uns anos atrás andei, e proibiu-me de comer só uma sopa às refeições e obrigou comer sopa + conduto + fruta quer ao almoço quer ao jantar.

    Parabéns pelo peso :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Ema Gosto muito de ler o que escreves, mas hoje quase não conseguia chegar ao fim do post.. E porquê?
    Porque tenho uma mãe tão parecida com a tua! quando lhe disse que ia correr de manha pelas 7h fez um filme, que vou sozinha, que é perigoso, que o meu marido devia ir comigo, que posso ser assaltada, amarrada e sabe lá mais o quê! Oh pá que nervos! E se fosse à noite às nove da noite era a mesma treta! Eu adoro-a tenho uma óptima relação, mas às vezes a protecção irrita-me... Quando engordei dizia-me que tinha que me mexer, que ia ter problemas de saúde e agora que saio de casa para me por saudável tem sempre algo a dizer... Acho que deve fazer parte do espírito de mãe.. Não sei!

    Beijo e força

    ResponderEliminar
  5. Eu tb sou filha única, por isso revejo-me na tua situação.
    É preciso muita dose de paciência, hehehe

    ResponderEliminar
  6. Xiiiiiiiii
    Pessoas perfeccionistas, em geral, são extremamente críticas...
    FILTRE os comentários que sua mãe fez...
    Ela a ama e se preocupa com você, mas isto não quer dizer que ela esteja 100% certa.
    Beijos
    Bela

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema :D

    Eu não sou filha única, mas como sou a filha mais velha sou extremamente protegida. Nesse aspecto vir para Lisboa acabou por ser muitíssimo bom, porque ganhei bastante mais liberdade (embora fale com a minha mãe e com a minha avó todos os dias).

    Em relação à alimentação os meus pais não são muito chatos (porque eles próprios têm bastante cuidado) mas a minha avó é do piorio ;) A sorte é que ela me entope de salada e fruta e peixe (que é o conceito dela de comer bem) ;) Aliás, ela passa a vida a dizer que não compreende como é que eu não ganho peso, porque como imensos legumes ;) Enfim :) Acho que faz parte de envelhecer (por acaso faz mesmo, nós damos isso em Neurologia do Envelhecimento, que as pessoas idosas ficam vá, mais chatas) :P

    Ontem mandei-te um mail do meu mail ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ema :) Sim, eu percebo perfeitamente que não queiras comer as minhas coisinhas ;) Por outro lado, espero que estejas a guardar as receitas para quando chegares ao peso com que sonhas :D

    Respondendo à tua questão: eu acho que comes relativamente pouco, o que é normal dado que estás a fazer dieta. Eu digo sempre às pessoas para não restringirem demasiado a alimentação porque senão o corpo entra em modo 'poupança' e o metabolismo acaba por diminuir e a perda de peso torna-se mais difícil, mas ninguém me dá ouvidos ;) E eu percebo isso, porque eu própria não queria saber disso para nada enquanto estava a fazer dieta ;) No fundo é um pouco aquela questão 'Faz o que eu digo não faças o que eu faço (ou neste caso fiz)'.

    Eu acho que podes perfeitamente comer uma peça de fruta à sobremesa do almoço (até porque ia ajudar-te a teres mais energia ao longo da tarde) e podias também comer um pouco ao jantar (para além da sopa). Mesmo por uma questão de depois quando voltares a ter uma alimentação mais 'normal' com maiores quantidades o teu corpo se habituar com mais facilidade.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. As mães podem ser uma fonte de ansiedade. A minha é o contrário da tua e mesmo assim há dias que ninguém a atura (mas gosto muito muito dela!!!) Eu já aprendi a viver com as nossas diferenças, mas não é fácil conciliar as criticas com a ajuda que nos querem dar, porque no fundo fazem isso a pensar no nosso bem:)
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Tendo em conta que fazes exercício, a fruta não te faz mal nenhum! Pelo contrário, dá-te vitaminas que te vão fazer falta. Pêras, maçãs, kiwis, laranjas são optimas para quem quer perder peso. 3 peças por dia é excelente e vais conseguir correr e andar uma distância cada vez maior (logo queimar mais calorias!).

    A tua mãe exagera na preocupação, mas faz muito bem em dar-te frutinha :) * beijo

    ResponderEliminar