sexta-feira, 16 de março de 2012

86,20

Hoje tinha decidido escrever sobre uma frase que me tem sempre acompanhado, mas vou deixar isso para outra oportunidade.

No Post de ontem apercebi-me de uma certa inquietação da vossa parte e o que quero transmitir hoje espero que tranquilize umas e motive outras.

Esta semana para mim não tem sido fácil! Mas eu não quero ser lamechas e não me quero queixar - o facto do meu marido estar fora implica:
-Ter saudades dele - sinto a falta dele a cada minuto. Estou já muito habituada a que isto aconteça, também vou algumas vezes com ele, mas é difícil deixar os miúdos e nesta fase era de todo impensável dada a situação do meu filho . Há outras vezes em que alguém tem mesmo de ficar na empresa e acabo também por ser eu.
-Mas repito esta é uma situação muito habitual, mas é ao mesmo tempo muito desgastante porque não tenho ninguém com quem repartir determinadas tarefas. Não tenho não, eu até tenho, mas não quero estar a incomodar ninguém com coisitas que parecem insignificantes, mas sendo muitas acabam por pesar. É que eu tenho três filhos!
Os meus colegas na empresa são todos impecáveis, muito prestáveis e não tenho razão de queixa de nenhum, mas o que é um facto é que basta haver uma situação um bocadinho diferente e eles vem-me logo perguntar como devem fazer, mesmo que sejam assuntos que sejam muito mais do âmbito deles do que do meu. Paralelamente o meu marido estando fora há coisas que passam inevitavelmente por mim. Eu tenho o meu trabalho, acabo por me  desconcentrar e os dias parecem não ter fim, fico até mais tarde e chego a casa e só me apetece descansar, mas estão cá três carinhas a pedir mimos, carinho, atenção, explicações, etc …

Agora olhando para trás, sei que foram semanas como esta que me fizeram engordar.
Na realidade o que tenho sentido toda a semana não tem sido fome, é sim uma tremenda compulsão alimentar porque em semanas semelhantes teria enchido a gaveta da secretaria de chocolates, e bolachas e teria comprado outros tantos cá para casa e teria comido uns atrás dos outros, 100% confiante que na próxima semana estaria tudo estabilizado e começaria a fazer dieta. Porque em semanas semelhantes, sabia que eram difíceis, e achava que por isso merecia comer aquilo que me dava prazer, mas o que eu merecia realmente, era ter levado uns abanões para ver se despertava para a realidade!
E na semana que depois se seguia adiava a minha dieta porque pensava: esta não posso começar tenho de primeiro desabituar o meu organismo dos doces, e na próxima sim começo...e a minha vida era um eterno adiar ! Era assim como quando o despertador toca e temos tanto sono que ficamos só mais um minutinho, mas afinal passa meia hora e quando acordamos já deviamos estar de pé há muito..!.
E isto que estou aqui a escrever acreditem, exige uma enorme coragem da minha parte porque eu não contava a ninguém que era assim...como poderia contar se eu própria o fazia quase (totalmente) inconscientemente? E como já referi, o meu marido lê o meu blog, a minha amiga de caminhadas também, e ainda a minha melhor amiga de infância. Com vocês que estão aí desse lado é fácil desabafar, mas estes eu olho-os nos olhos, percebem?

E não sendo de todo uma semana fácil, eu tenho lutado como só quem passa por estas compulsões sabe o que custa não ceder, e ainda não cedi! Não se preocupem, a semana está a chegar ao fim, eu estou bem, e estou muito orgulhosa de mim !

Hoje senti-me melhor no aspecto da compulsão, quase não a senti, mas de manhã corri com pouca motivação e portanto andei mais do que corri e quase nem transpirei e depois com a caminhada também não.

O peso manteve-se igual, não sobe nem desce (três dias seguidos), mas como já referi hoje o dia foi mais fácil, não senti aquele apetite desesperante.

Pequeno almoço : Meio cacete de centeio com queijo a vaca que ri.
Meio da manhã : 4 uvas das tais, e uma tosta
Almoço : creme de legumes, omelete com courgete, alho francês, e cogumelos, acompanhada com salada de alface.
Lanche . uma laranja e meio cacete de centeio com fiambre de peru.
Jantar : Sopa de legumes igual há de ontem com pedacinhos inteiros e um activia sabores.

Agora estou a beber um chá e vou dormir, o dia voltou a ser XXL.

Eu imprimi varias folhas com uma frase quando comecei a dieta e colei em locais estratégico- ou seja lugares onde costumava guardar as gulosices para atacar, que diz :

"Ninguém pode voltar atrás no tempo e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim". 

E acreditem esta frase salvou-me de varias situações esta semana!

7 comentários:

  1. Gostei muito da frase.
    E sim... és mesmo uma lutadora...
    e vais conseguir superar mais semanas como esta, que fazem parte da tua rotina.

    Muita força Ema linda. és um exemplo a seguir, sem duvida.
    Beijinhos muito grandes ******

    ResponderEliminar
  2. "Ninguém pode voltar atrás no tempo e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim" Bem dita esta frase! Vou guarda-la e interioriza-la.

    Eu não sei o que é ficar sem o marido dias a fio, mas sei o que é passar um dia sem ele, e já aí custa para caraças! Nem imagino o que é ficar sem ele mais de um dia.

    Eu tenho 2 filhotes, mas gostava muito de ir ao 3º.. vamos a ver!

    A tua alimentação tem sido muito boa! E não podes desmotivar por não perder peso de dia para dia. O nosso corpo sobre muitas oscilações de peso, e é por essas e por outras que peso-me a um dia fixo da semana... é mais reconfortante!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. olá querida..
    bom final de semana pra vc
    bjaoooo

    ResponderEliminar
  4. Olá Ema :D

    Obrigada pelas tuas palavras :) Eu percebo perfeitamente o que estás a sentir porque a minha mãe também viaja muito e a empresa depende muito dela, e então eu vejo acontecer exactamente a situação que tu referiste (com a agravante que o meu pai só trata das contas e não percebe muito da outra parte) ;) Espero que o teu marido volte rápido e que possas descansar :)

    Eu estive a pesquisar :P Cada triângulo de queijo a vaca que ri light tem sensivelmente a mesma quantdade de calorias de meio pacotinho de manteiga magra (daqueles individuais). Não é muito, mas já sabes que podes comer pãozinho com manteiga de vez em quando ;) Eu percebo perfeitamente como te sentes porque quando eu fiz dieta também fui assim. Não havia dia de doce, não havia pausas, não havia desculpas, era seguir a alimentação à risca e pronto. Comigo resultou, mas depois voltar a perder esse controlo é complicado e mantê-lo acaba por ser um pouco frustrante ;)

    Espero que o teu dia esteja a correr optimamente Ema :) Há imensa coisa que gostava de te dizer, mas aqui é complicado porque também não quero partilhar demasiado da minha vida (já o faço, de tal forma que um destes dias uma amiga deu com o meu blog na Internet e reconheceu-me logo) ;)

    Muitos beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    O meu marido por vezes tb tem q viajar em trabalho e tal como tu tinha imensos episódios de compulsão, pq estava cansada, pq estava carente, pq merecia...

    Curiosamente o mês passado ele teve q estar fora 2 semanas e eu pensei: desta vez vou surpreendê-lo e qdo ele voltar vai notar-me mais magra. E assim foi, qdo chegou comentou q tinha emagrecido na sua ausência e q estava melhor assim :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Esqueci-me de te dizer q tens um selinho para ti no meu blog.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema, estava a ler as tuas palavras e em relação à compulsão revejo-me perfeitamente. O pensamento é sempre," é só hoje, amanha começamos a dieta. E ja que comi um chocolate posso também comer um bolo, um pão, uma bolachinha.. "
    A parte mais dificil de controlar neste longo caminho do emagrecimento são as compulsões, fico-me a sentir pessimamente depois de comer e a culpar-me até não poder mais. Mas eu acredito que tudo se ultrapassa. Em relação ao facto de dizeres que o peso se mantem à 3 dias, gostava de te fazer uma pergunta. Pesas-te todos os dias? Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar