terça-feira, 8 de maio de 2012

...um até já...!

Todas vocês me merecem a maior consideração, e só por isso estou agora aqui a escrever.

Pensei bastante antes de me decidir a escrever este post.
Podia continuar diariamente a anotar o meu peso e a descrever a minha alimentação como me propus inicialmente, mas existe uma pessoa por traz dessa descrição.
Uma pessoa que tem sentimentos e que ao escrever aqui, não os consegue deixar arrumadinhos na gaveta.
Uma pessoa que tem vida para além da dieta, uma vida que por sinal até incomoda alguém que com a cobardia de quem não se identifica, me deita a abaixo mediante um email arrasador. Um email que eu tinha decidido não mencionar aqui, mas não consigo deixar de o fazer porque faço questão de dizer a essa criatura que me deixou bastante mal, e portanto pode-se sentir feliz porque conseguiu o seu objectivo. Mas até isso já passou e não vou pensar mais no assunto.

Podia ainda ter optado por me afastar e não dar nenhuma explicação, mas criam-se laços e afectos mesmo que virtuais e todas merecem saber de mim.


A verdade é que estou a passar uma fase muito difícil, e não vislumbro no imediato solução para o problema que me atormenta. O problema é uma vez mais o meu filho...Não quero, nem faz parte da minha essência, fazer papel de coitadinha, mas sinceramente não estou a atravessar um bom momento.
Ontem foi dia da mãe, e como mãe que sou, posso dizer que passei um dia extraordinariamente difícil.

Os dias que estive fora criaram no meu filho uma enorme instabilidade, anda nervoso, ansioso, deprimido e a situação é complicada para todos nós. Enquanto o tempo parece voar para umas coisas, para outras parece andar demasiado devagar. Há cerca de duas semanas levei-o a um novo médico que o mandou fazer mais uma serie de exames, continuo ansiosamente á espera do resultado, sempre na expectativa de um dia encontrar a solução que nos alivie a todos.
É complicado descrever as coisas assim "entre dentes" mas o essencial está dito: não tenho vontade de interagir com ninguém nem mesmo em termos virtuais.
Batatinha um destes dias escreveu qualquer coisa do tipo : " ...vou ali enterrar a cabeça na areia e já volto..."- pois eu estou assim!

Não tenho tido (felizmente) ataques de comer todos os doces que andam cá por casa, pelo contrario, acho que até me ando a alimentar mal (pouco) , nem tenho apetite. Não tenho vontade de comer, não tenho vontade de trabalhar, não me apetece estar com ninguém, nada mesmo me motiva.
Como sou muito chorona, sinceramente só me apetece mesmo chorar, e tenho chorado muito...
Tento o mais possível "mascarar" a situação porque  há uma empresa para gerir, há empregados para orientar, há fornecedores e clientes para quem tenho de sorrir, há mais dois filhos que precisam de me ver/sentir bem para também estarem um pouco melhor, porque também eles sofrem com a situação do irmão.
Sinto-me culpada por me ter ausentado uns dias, pensava que me iam fazer muito bem, e fizeram de facto. Mas o regresso á realidade cá de casa foi duro. Bem cá no fundo sei que não foi a minha ausência e a do pai que lhe provocaram esta situação, se ele não tivesse o problema que tem, estaria bem, mas não deixo de me atormentar com isso...
Desde que o meu filho começou a ter problemas eu tenho por vezes um dia ou outro em que estou assim, já aqui o referi. Mas agora estou assim há vários dias. Peço-vos desculpa pelo desabafo, peço-vos desculpa por me ausentar, pode ser só até amanhã, mas pode também ser por uns dias, ou semanas...

Este fim de semana fui correr no Sábado de manhã e ontem de manhã também. Fui para libertar a minha mente não para contribuir para a minha desejada redução de peso. Fui porque, correr agora me dá imenso prazer. Soube-me bem, hoje estaria certamente melhor se tivesse ido, mas a chuva intensa não o permitiu.
O tempo assim também não é o melhor amigo dos estados de espírito fragilizados.
Tinha até um bom motivo para estar contente a balança hoje marcou 79,90, ou seja a casa dos oitenta ficou para traz, mas nem mesmo isso me trouxe qualquer alegria adicional, parece mesmo que, este é um assunto que já não me motiva.
A verdade é que existem outros tão mais importantes!...
Mas eu sou uma lutadora e vou lutar até ao limite das minhas forças para ter o meu filho recuperado, acredito nisto, e vou guardar toda a minha  reserva emocional positiva para ajudar o meu filho.
Lamento imenso se vos estou a  desiludir, mas não faz o mínimo sentido transformar o blog num muro de lamentações.

Até um dia destes.

Beijinhos para todas.



22 comentários:

  1. On minha Eminha linda do coração...
    claro que nao desiludes ninguem e sabes? estas semanas ando tal e qual... nao me tem apetecido vir cá, porque tenho tido os meus desatinos, nem me apetece marcar todos os dias o que como.
    É certo que o facto de emagrecermos faz nos sentir mais confiantes e fortes, mas a vida não é mesmo só isso.
    Ser mãe deve ser a tarefa mais complicada do mundo, mas deve ser a mais bonita de todas. Mas com a ajuda da mãe que tem, o teu filho vai ficar bem. de certeza que vai.
    Tu és e tens uma força muito especial.
    És uma pessoa Grande, e uma guerreira vencedora!!!
    Não faças como eu, e nao enterres a cabeça na areia, mas "senta-te um pouco no sofá" porque também faz falta.
    Espero que amanhã voltes.
    És uma força muito grande para mim.
    Beijinhos muuuuuito muito grandes para ti, e um abraço apertado, e obrigada por toda a consideração e carinho que nos dás pelo facto de nao "desapareceres". ****************
    Força, muita força para ti.

    ResponderEliminar
  2. Ema, sempre que quiser e puder, apareça... desejo o melhor, pra vc e sua família. Eu tb estou num período, já longo, de turbulência, como vc não tenho tido vontade de interagir, e sim, enterraria não só minha cabeça, mas eu inteira, na areia. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ema querida, o meu coração vai direitinho a ti e ao teu filho. Tenho a certeza que ele vai ficar bem, porque tu vais estar lá ao lado dele. Em idades específicas, a ausência da mãe é mais sentida, mas isso é passageiro e não vai deixar marcas profundas porque ele não se habituou à tua ausência, pelo contrário, tu já cá estás e vais aliviar a queda da forma mais doce possível.
    Podes desabafar à vontade, nós também somos pessoas deste lado e sabemos que a vida vai além de todas as dietas e corridas.
    Não sou mãe ainda, mas sei que quando for, não haverá nada mais importante.

    Quanto ao animal que te escreveu o e-mail, deixa que a vida ainda lhe há de dar a beber do mesmo veneno. Enquanto que tu te tornaste ainda mais forte e vais ultrapassar isto "por cima".

    Beijo grande e tem uma boa pausa junto da tua família. Volta depressa *

    Dany

    ResponderEliminar
  4. Ema, tens todo o meu apoio para te afastares se realmente isso te fizer melhor à cabeça. Não consigo sequer imaginar a dor que estás a sentir por estares num buraco sem soluções à vista. Apenas desejo que isso passe depressa, porque tens de te sentir melhor do que agora transpareces. Espero que brevemente consigas ver luz ao fundo do túnel e voltes para falar sobre o que tu quiseres. E que mal tem fazeres disto um muro de lamentações? Estamos aqui para te apoiar sempre, todos os dias, quando precisares.

    Um beijo grande e até já.

    ResponderEliminar
  5. Minha querida...

    Todos nós precisamos dos nossos ''tempos'', para arrumar a nossa cabeça, para nos dedicarmos a algo ou simplesmente porque não nos aptece..partilhar informação!!!

    Tens de fazer o que o teu coração mandar! Sabes que haverá sempre aqui aquela força para te apoiar e que te espera em cada ausência!!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. se for o melhor para ti ! forcinha !

    beijinho e voolta!

    ResponderEliminar
  7. Ema, sem te conhecer sinto que és uma grande mulher, mãe, empresária... Que lutas todos os dias pelo teu futuro, pelo futuro da tua empresa e da tua família...
    Gente que te vai tentar deitar abaixo, tentar destruir-te vai existir sempre...
    Nós, aquelas que gostamos de "te ler", não vamos deixar de o fazer só porque estás triste, porque precisas de chorar... Afinal a vida não é isso, choro e risos? Não te vou pedir nada, não tenho esse direito, apenas só tenho a dizer-te que como mãe és o exemplo de mãe que eu quero ser, alguém capaz de gerir tudo e pensar em si própria também...
    Às vezes costumo dizer "quando for grande quero ser como tu", e acho que te posso dizer isso a ti! Apesar de tudo és uma grande mulher... Chora se queres chorar, ri ou sorri para quem tens que o fazer, mas não te esqueças de ti, toma conta de ti...

    Sempre que precisares de nós, amizades virtuais, estamos cá para ver as tuas vitorias:)

    Volta quando quiseres, serás sempre bem-vinda e ficarei sempre feliz por te ler! :)

    Beijo grande e parabéns pela vitória do peso!

    ResponderEliminar
  8. Ema,
    Sinto muito que tenhas tomado essa decisão pelo facto de alguém com pouco caracter se ter manifestado anonimamente.
    Possivelmente, se fosse numa outra fase menos má, conseguirias encarar isso de uma forma diferente, mas sinto que estás fragilizada…
    Apenas te peço que cuidas de ti em primeiro lugar para depois poderes ajudar a família e empresa. A minha experiencia pessoal indica-me que anda ai a rondar uma depressão, mas que pode não evoluir se consultares um médico. Às vezes é difícil tomar essa decisão, mas passado uns meses concluímos que foi a melhor coisa.
    Sinto que carregas o mundo nas costas e que o queres fazer com cara alegre para não prejudicar ninguém e quem sai mais magoada és tu.
    Se precisares de um "ombro amigo", podes contar comigo! e se te sentires mais motivada por "teres" de comunicar o teu peso a alguém, podes sempre enviar-me um e-mail com as tuas pesagens e com a tua alimentação e exercício.
    Beijos grandes e espero ir recebendo noticas tuas!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Ema!

    Há tantas coisas que te quero dizer :( Viste o meu último mail?

    Eu percebo a tua situação em relação ao teu filho, a sério que sim. Já vi a minha mãe passar por ela, também em silêncio, também em sofrimento e também com a ideia de que há uma empresa para gerir e uma família para cuidar. E isso é mesmo admirável Ema. Já te tinha dito várias vezes que admiro a tua coragem, a tua capacidade para lutar pelo que queres e a tua força para não desistires.

    Já te tinha dito o que sinto em relação ao mail que te enviaram. Mesmo na altura em que eu própria fui vítima disso lembro-me de ter escrito no meu blog que infelizmente há também aqui pessoas mesquinhas, e afectar-te e deixar-te triste era precisamente o objectivo desse mail. Eu sei que não podes fazer nada contra isso, afinal és forte mas não és de pedra ;) Mas tens de te concentrar nas coisas positivas do blog: o apoio que te damos, o quanto já evoluiste, o quanto nós ficamos felizes por ti quando dia após dia te vemos a ser bem sucedida :) Lembra-te do que me disseste na altura: isso é só inveja, tu fazes tanta falta aqui :) A tua energia, o teu apoio constante, a tua força :)

    Eu gosto mesmo muito de ti Ema, e entristece-me profundamente que estejas assim. Podes continuar a falar comigo por mail (aliás, deves!), eu estava a gostar muito de te conhecer melhor :) Não consigo imaginar agora de repente deixar de receber notícias tuas, sinto tanto carinho em relação a ti :) Se eu puder ajudar em alguma coisa que seja em relação ao teu filho, estou completamente disponível.

    Muitos, muitos beijinhos, e espero que voltes depressa. Digo-te o que me disseste a mim uma vez: isto sem ti não faz sentido :(

    ResponderEliminar
  10. Olá Ema,
    Não fico de todo desiludida, somos pessoas e temos as nossas fragilidades. Fico triste, muito...especialmente pelo motivo que é!

    Tens sido uma inspiração para mim, uma força. Identifico-me muito contigo em vários aspectos. Nomeadamente o de filha única.
    Se calhar pedir para não te afastares é egoista da minha parte. Volta quando entenderes e te sentires preparada. POdes sempre enviar-me um email, terei todo o prazer em apoiar-te no que puder.

    Fico chocada e revoltada por existirem pessoas que ocupam o seu tempo a tentar destruir os outros...enfim o mundo é assim mesmo e há de tudo!

    Um beijinho muito especial

    ResponderEliminar
  11. Querida Ema,

    Não desiludes ninguém, nem a ti mesma, espero! Se este tempo mais "isolada" te fizer bem, apoiamos a 100%. Não te deixes levar por emails de pessoas mesquinhas que não têm vida própria e por isso querem lixar (desculpa-me a expressão mas é mesmo isto) a dos outros para se sentirem melhor. Deixa esse assunto para trás, não merece a tua atenção, até porque tens coisas bem mais importantes na tua cabeça. Fico, de coração, a torcer e a enviar positiva para que encontrem a melhor solução para o vosso filho. Não percas as forças e passa algum tempo contigo mesma, não te descuides (e não estou a falar do peso), para lidarmos com o que nos rodeia temos que estar fortes e bem connosco!

    Estou aqui se quiseres falar ou quando quiseres voltar!

    Um beijinho grande e muita força*

    ResponderEliminar
  12. Ema, as veze necesitamos de um tempo para respirar.
    As coisas se acumulam, os dias parecem não ter fim e os problemas também.
    Uma coisa eu tenho certeza, tu me parece uma pessoa forte, capaz de destruir os obstáculos da vida.
    Te envio meu abraço fraternal com muita energia para ti e para teu filhinho. Que Deus abeçõe tua vida e faça essa tormenta passar rápido.
    Estou sempre aqui amiga, conta comigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. ohhh Ema, não te quero ver assim. :s espero que com o tempo consigas recorrer à força que tens dentro de ti, e sempre que precisares desabafa aqui, estamos aqui todas para te apoiar! :)
    gostamos muito de ti, e desejamos-te o melhor! Por isso, um dia destes, aparece e diz-nos que encontraste a força dentro de ti que nós sabemos teres! beijinho***

    ResponderEliminar
  14. Olá Emita!

    Fico muito triste por estares a viver um período tão mau assim.

    Quanto ao assunto do e-mail nem vou comentar, pois não merece mesmo.

    Quanto ao teu filho e a ti: tu és uma mulher de garra, já deste provas disso, mas mesmo as mulheres de garra passam por momentos assim mais frágeis.

    O meu filhote está com um virus qualquer e eu já estou a dar em doida, que fará tu!

    O meu coração está totalmente aberto para ti, e os meus braços vão estar aqui sempre prontos para te receber.

    Tudo de bom para ti e para os teus.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Ema, eu sei que nada do que eu te disser te vai fazer sentir melhor, mas não nos deixes por favor.... =)
    Fico muito triste de te ver assim, com esses problemas todos, e acredita que adorava chegar aqui e apontar-te uma solução, mas não o posso fazer. A única coisa que te posso dizer é que não é por vires "lamentar-te" ao teu blog que nós vamos deixar de gostar de ti, aliás é um bom método para desabafar.
    Desde que te acompanho neste teu cantinho que tens sido uma inspiração para mim, e eu acredito mesmo, que por muito dificil que esteja a ser esta fase tu como mulher forte que és vais conseguir ultrapassa-la e conseguir viver "em paz" de novo.
    Se decidires mesmo afastar-te, claro que respeito, e não desiludes ninguem como dizes, mas tenho sinceramnete muita pena.
    Mas quando decidires voltar vamso estar todas aqui de braços abertos para te receber =D
    Um beijinhos enorme

    ResponderEliminar
  16. Olá Ema. Ainda não conhecia o teu blogue, mas vim "aqui parar" através do link da Joana. Não sei a fase difícil que atravessas, mas em relação ao email, não podes deixar que pessoas mesquinhas, que não estão felizes com a vida delas, te incomodem. A verdade é que não se pode agradar a todos, nem mesmo aqui, neste mundo virtual, e é preciso um grande poder de encaixe para certas coisas. Mas não dês importância a críticas descontrutivas, insolicitadas e que não têm nenhum outro objectivo que não o tentar com que a outra pessoa se sinta tão mal com a sua vida, como eles próprios se devem sentir com a deles.

    O que quer que decidas, força e ânimo. "Don't let those bastards get you down"... :)

    ResponderEliminar
  17. Eminha... como estás?
    Não ligues ao mail... a serio...
    pessoas sem interesse que nao têm o que fazer.

    um abraço grande.
    Sinto muito carinho por ti!!!

    ResponderEliminar
  18. Olá linda! Antes de mais desejo que o teu menino melhore rápido. Não sei qual o problema dele mas lá em casa temos um menino (o meu sobrinho) que desde muito pequeno que anda em psicólogos devido a uma depressão crónica (acho que é este o termo). Hoje é um adolescente sem vontade de viver e sem motivação para nada...depois há os problemas na escola, com a comida, etc temos passado muito com ele mas temos que ser fortes por ele. Não podemos desistir de lutar por nós para não desistirmos de lutar por ele também. Não ligues aos e-mails de pessoas invejosas e mal intencionadas, quando as pessoas nos criticam é porque invejam algo em nós! Não deixes de seguir a tua vida por causa disso, se deixares o blog e a tua luta só estás a deixar essa pessoa vencer...Desejo as melhoras para o menino e para a mamã. Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Ho Ema, em 1º lugar, espero que o teu menino esteja melhor...
    em 2º lugar, não deixes o blog... acredita que fazes muita falta... quando alguém se sente mais desanimada, tens sempre uma palavra carinhosa para dar, que no meu caso, quando precisei, ajudou imenso. E é tão bom ver os teus progressos... já emagreces-te bastante... és uma verdadeira lutadora... uma mulher coragem. Apesar de não te conhecer pessoalmente, vamos vivendo as histórias umas das outras, e tu, com a tua história de vida, eu admiro-te bastante...
    Acredita que és uma super mulher... Não nos deixes...
    Beijinho muito grande e pensa bem...

    ResponderEliminar
  20. Olá querida!
    Tenho andado afastada do blogue mas vi algo no blogue da Joaninha sobre ti e vim cá.
    Fiquei triste... Há pessoas maldosas em todo o lado, mas se reparares, existem muitas mais pessoas que te querem bem, que te admiram e que gostam de ti!
    Não te conheço pessoalmente nem tu a mim, mas o que é certo é que esta luta nos une. Fico contente com cada conquista tua, agradeço-te cada puxão de orelhas e fico triste se não estás bem. Para mim isso é amizade!
    Espero mesmo que tudo fique bem contigo e com os teus. E depois, quando tudo na tua vida acalmar, voltes! Mas voltes com aquela garra maravilhosa e inspiradora.
    Fico à tua espera!
    Uma enorme abraço e muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Ema, nunca tinha aqui comentado, mas tenho lido e sinto que preciso dizer-te que és uma grande Mulher e Mãe. As pessoas que nos tentam magoar estão somente a camuflar a dor e o desespero que sentem pela sua própria vida e nada mais. São pessoas, nem boas nem más, que cometem más acções mas são pessoas que sofrem, que têm ódio e raiva dentro de si e não podendo direccionar o seu descontentamento nas pessoas que o provocam optam por descarregar noutra pessoa. Ninguém o merece, e muito menos tu, mas infelizmente acontece (também aconteceu comigo). Força e um abraço, Sofia
    Sofia

    ResponderEliminar