quinta-feira, 22 de março de 2012

Canta


Hoje o titulo do post é diferente! 
Porque hoje o dia foi diferente!

Eu sempre coloquei os que amo em primeiro lugar e sou feliz porque cada um deles faz exactamente o mesmo comigo! Portanto não ia ser por um dia de dieta, que ia deixar a minha mãe preocupada comigo, afinal temos permanentemente mais de 100 Kms a separar-nos! Não saí de manhã, não fui sequer fazer a minha caminhada e comi ao almoço aquilo que ela recomendou que eu comesse, porque segundo ela, eu sempre me alimentei correctamente e sempre fui magra, só fiz disparates nos últimos anos, e se antigamente comia agora também tenho de comer! Ela só se esquece que agora é para emagrecer...!

O meu marido que já na passada semana me tinha recomendado, via skype, para : "... ir fazendo as coisas com mais calma que ninguém andava a correr atrás de mim...", agora com as palavras da minha mãe concordou plenamente e diz que eu tenho andado a exagerar, e não me alimento o suficiente !


Também perguntei há futura Dra. Joana ( que já é minha médica particular) qual a sua opinião sobre a minha alimentação e ela respondeu-me prontamente e como sempre fundamentando a sua resposta. Também ela acha que devo comer mais um pouco e deu-me as devidas dicas. Obrigada querida Joana!

E pronto, se eles gostam de mim e acham isso, eu vou proceder em conformidade!
E para não ter decepção nenhuma hoje nem me pesei...
Os meus pais foram embora esta tarde e fiquei super triste, espero não os ter decepcionado  , nem preocupado. 

E por hoje deixo-vos umas palavras lindas que eu acho que reflectem exactamente aquilo que eu penso da vida! Lamento não terem sido escritas por mim, mas apesar de eu gostar imenso de escrever dou muitos erros ortográficos e de construção de frases. Também gosto imenso de ler, mas "a minha praia " sempre foram os números. Eu nunca teria a capacidade de escrever um texto tão bonito, mas é pena !
...

Canta

Atreve-te a julgar. Julga os outros julgando-te a ti mesmo.
A natureza das coisas é a tua natureza. Respira-te, despe-te,
faz amor com as tuas convicções, não te limites a sorrir
quando não sabes mais o que dizer. Os teus dentes 
estão lavados, as tuas mãos são amáveis, mas falta-te
decisão nos passos e firmeza nos gestos.
Procura-te. Tenta encontrar-te antes que te agarre a
voracidade do tempo.
Faz as coisas com paixão. Uma paixão irrequieta,
que não te dê descanso
e te faça doer a respiração. Aspira o ar, bebe-o com força, é 
teu, nem um centavo pagarás por ele.
Quanto deves é à vida, o que deves é a ti mesmo. Canta.
Canta a água e a montanha e o pescoço do rio,
e o beijo que deste e o beijo que darás, canta
o trabalho doce da abelha e a paciência com que crescem 
as árvores,
canta cada momento que partilhas com amigos, e cada 
amigo
como um astro que desponta no firmamento breve do teu 
corpo.
E canta o amor. E canta tudo o que tiveres razão para 
cantar.
E o que não souberes e o que não entenderes, canta.
Não fujas da alegria. A própria dor ajuda-te a medir
a felicidade. Carrega nos teus ombros os séculos passados e
os séculos vindouros,
muito do pó que sacodes já foi vida, talvez beleza, orgulho,
pedaços de prazer.
A estrela que contemplas talvez já não exista, quem sabe,
o que te ajudou a ser vida de quantas vidas precisou. Canta!
Se sentires medo, canta. Mas se em ti não couber de alegria,
não pares de cantar.
Canta. Canta. Canta. Canta. Canta. Canta. Constrói o teu amor,
vive o teu amor,
ama o teu amor. De tudo o que as pessoas querem, o que
mais querem é o amor.
Sem ele, nada nunca foi igual, nada é igual, nada será igual
alguma vez.
Canta. Enquanto esperas, canta
Canta quando não quiseres esperar.
Canta se não encontrares mais esperança. E canta quando a 
esperança te encontrar.
Canta porque te apetece cantar e porque gostas de cantar e
porque sentes que é preciso cantar.
E canta quando já não for preciso. Canta porque és livre.
E canta se te falta a liberdade.

( Joaquim Pessoa in “Vou-me Embora De Mim”)


85,20 ... e Mães!

A minha mãe é talvez a pessoa mais perfeccionista que conheço. tudo o que faz é bem feito e tem jeito para tudo, desde cozinhar, fazer arranjos de flores, decorar a casa, bordar, arranjar o cabelo, arranjar as unhas, vestir-se sempre devidamente combinada, etc... E mesmo quando vivia com algumas limitações financeiras era assim. Faz parte da essência dela. Eu lamentavelmente não saio a ela, sou como se costuma dizer " toda pai"...!
Por ser assim, ou simplesmente por me ver só de quinze em quinze dias, ou apenas e só, porque tem olhos e vê, foi talvez ( de certeza ) , a pessoa que sempre me criticou mais por eu ter engordado. Agora está em minha casa porque eu pedi para virem cá porque queria passar o dia do pai, com o meu pai que eu adoro!

Mas a semana está a ser difícil de levar, porque ela viu logo que eu já tinha emagrecido qualquer coisita, mas agora acha que eu me alimento mal, que como muito pouco etc. Continua a dizer que eu ainda necessito de perder muito mais para ser como era, mas que devia comer mais isto e mais aquilo e mais o outro!  Então eu agora pareço uma adolescente anoréctica a dizer que já comi, que não quero mais etc... SOCORRO! Mas o que é que eu faço? Será que ela pensa que emagrecer é como tirar ar aos pneus do carro?

Por um lado é tão bom voltar a sentir o carinho daqueles que sempre me deram tudo o que tinham de melhor, sobretudo muito amor, por outro lado reviver a experiência da superprotecção que o facto de ser filha única,  sempre me acompanhou,  é aborrecido!

Ela sabe que eu costumo fazer caminhadas de manhã com a minha amiga, mas hoje ao almoço perguntou quem é que tinha saído tão cedo de casa porque tinha ouvido o portão da garagem.... O meu marido explicou-lhe que tinha sido eu que agora saía mais cedo porque corria um pouco antes do encontro com a minha amiga. Ai o que ele foi dizer! Disse logo que eu era doida, que não devia andar tão cedo sozinha que me podiam fazer isto e aquilo, que se andava a correr e alimentar-me mal ainda arranjava um serio problema! SOCORRO de novo!

No fim do almoço, quase em segredo para eu não ouvir, recomendou ao meu marido para ficar de olho em mim, porque amanhã se vai embora e vai seriamente preocupada! SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO!
Porque motivo as mães nos tratam sempre como se fossemos pequeninos ?
Será que eu também sou assim? É que sinceramente acho que sim! Bolas, não queria nada que os meus filhos tivessem esta ideia de mim!

Adiante:

Pequeno almoço : Café com leite e uma fatia de pão multi cereais torrada com Planta soja.
Meio da manhã : 3 tostas fininhas
Almoço : Frango estufado com salada de alface e agrião e arroz de cenoura (só comi uns baguinhos e guardei o resto bem acondicionado debaixo dos ossos do frango...) e uma pera (imposição da mãe)
Lanche : meio cacete de centeio com fiambre de peru e uma maçã
Jantar : Sopa (puré de batata, grão e abóbora) com espinafres- feita pela mãe! E um bife de vitela grelhado, com tomate ás rodelas ( fui obrigada a comer...) e ainda um kiwi (também fui obrigada)!

Recusei com toda a determinação provar o bolo de mel que ela fez e o arroz doce! No resto tive de ceder para deixar a minha mãe mais tranquila.

Amanhã os meus pais vão embora e quem me vai castigar é a balança!

Obrigada a todas pelas dicas dos cogumelos ! Bjs