domingo, 17 de junho de 2012

Para a Sweet 68, porque ela merece!

Para ti Sweet68, porque te tens esforçado e porque mereces! Fostes e continuas a ser uma grande inspiração para mim, percorreste um longo e duro caminho e já estás mesmo a chegar à tua meta:





Peixe no forno com puré e espinafres

Confesso que o meu forte não é a cozinha!

Acho que não faço nada de jeito, embora faça algumas coisas saborosas. Queria contribuir com esta receita de peixe para a iniciativa da menina bonita Batata Mole e por isso hoje foi o almoço aqui em casa e fiz a melhor apresentação que a pouca habilidade permitiu:

Começa-se por temperar uns lombos de perca com sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão durante pelo menos 1 hora. Colocam-se no forno a 180º , num tabuleiro ligeiramente untado com azeite:



Entretanto numa frigideira anti aderente coloca-se um fio de azeite e alho muito picadinho e uma boa quantidade de espinafres congelados. Quando os espinafres estiverem totalmente soltos adiciona-se uma colher de sopa mal cheia de farinha:



Envolve-se tudo e adiciona-se um pouco de leite magro (a olho) de modo a não ficar muito liquido, deixa-se engrossar, tempera-se de sal (pouco, porque o peixe já tem sal) e pimenta.


Prepara-se entretanto também um simples puré- o meu levou apenas uma batata, uma couve flor e noz moscada. Distribui-se o puré em redor do peixe, que entretanto já se tinha virado para assar dos dois lados. 
Deita-se por cima do peixe o preparado de espinafres e volta ao forno para dourar:



Depois é só comer! 
O meu esteve pouco tempo a dourar porque havia por aqui umas bocas esfomeadas a dizerem repetidamente : "Já está bom...!"



E fica o meu modesto, segundo contributo de receita de peixe. :-)