terça-feira, 17 de abril de 2012

Correr!


Correr três vezes por semana é tão eficaz quanto antidepressivos

Correr três vezes por semana é tão eficaz quanto antidepressivos. Quem o afirma é oestudo de uma equipa da Universidade Southwestern (EUA), liderada por Madhukar H. Trivedi, que, pela primeira vez, conseguiu provar que exercícios aeróbicos praticados durante 30 minutos, em média três vezes por semana, diminuem até metade os sintomas de uma depressão moderada.

Estima-se que 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofram deste mal, mas apenas dez por cento destes recebem a terapia adequada. Para o estudo, o grupo de investigadores seguiu 80 pessoas (dos 20 aos 45 anos), ao longo de três anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos que praticavam exercício em diferentes intensidades.Aqueles que corriam de forma moderada ou intensa – durante 30 minutos – três a cinco dias por semana, tinham uma redução de 47 por cento dos sintomas depressivos após 12 semanas.No entanto, os participantes que realizaram actividades com menor intensidade (três vezes por semana), apenas tiveram 30 por cento do proveito e no grupo que realizou exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a percentagem foi de 29 por cento.

Segundo a equipa, os resultados da resposta dos pacientes são semelhantes aos obtidos com medicamentos antidepressivos ou mesmo à terapia de comportamento cognitivo. Para além de todos os benefícios físicos, o desporto é bom para o equilíbrio psíquico: liberta a agressividade, reduz o stresse e a ansiedade, aumenta a oxigenação do organismo e tudo porque libertamos hormonais pelo cérebro, as endorfinas.

FONTE : www.cienciahoje.pt

Voltei... mais leve = 82,30

Pois é estou de volta com menos peso mas carregando mais um ano! È a lei da vida...Mas esta ultima parte não interessa nada a não ser para realçar que resisti a uma tentadora Pascoa e a duas festas de aniversário! Passei uma semana diferente, mas muitoooooooooooo boa em excelente companhia e com muitas e agradabilíssimas surpresas.

Todos os dias fiz a minha corridinha, comi de acordo com o padrão que estabeleci para mim em quase todas as refeições e desfrutei bem, mas com o devido controle de quem quer perder peso, os festejos da semana. Por tudo isto, não podia estar mais orgulhosa de mim.

Mas como nem tudo nesta vida são rosas tive finalmente o diagnostico do problema da minha filha : epilepsia. Não é das mais severas, o neurologista pensa que com os comprimidos ela vai ficar bem, mas falou com ela e percebemos que ela tem "cortes" que a "desligam" do mundo. Deixa de tomar atenção ao que se passa á sua volta e quando regressa não sabe o que se esteve a passar enquanto está nesse processo off. Por norma os miúdos com estes problemas são maus alunos porque não conseguem acompanhar uma aula do principio ao fim...mas ela, sempre foi a melhor aluna da escola! Mas frequentemente ficávamos admirados com questões que ela nos colocava. Quando lhe perguntávamos se o professor(a) não tinha explicado aquilo, ela respondia com toda a convicção que não! A explicação ficou dada agora, só nos admiramos ela ter tido sempre tão boas notas!

Mas, e uma vez mais fico resignada, sei que há problemas muito piores, ela está a ser medicada e temos de levar a vida para a frente.

Como escreveu Fernando Pessoa:

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,

Mas não esqueço de que minha vida

É a maior empresa do mundo…

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e

Se tornar um autor da própria história…

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar

Um oásis no recôndito da sua alma…

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “Não”!!!

É ter segurança para receber uma crítica,

Mesmo que injusta…

 

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…