terça-feira, 3 de julho de 2012

75,10 e Bolos Lêvedos dos Açores

Começo com a minha modesta participação no desafio - SNAKS E LANCHES - da Batata Mole (já rija) com a minha receita de Bolos Lêvedos dos Açores, que faço por vezes para a malta aqui de casa : 

Ao que parece estes bolos faziam parte da alimentação dos primeiros habitantes da ilha  de S. Miguel. Hoje são conhecidos em todo o mundo como receita tipicamente açoriana.

Ingredientes :

250 grs farinha de trigo (nestes usei um resto de farinha integral)
60 grs açúcar
50 grs manteiga amolecida (usei  magra )
5 grs fermipan
1dl leite
1 ovo
Raspa de meio limão

Eu junto tudo e mexo muito bem até estar bem misturado. Depois deixo levedar até duplicar de volume. Normalmente faço a massa á noite, deixo a massa tapada com um pano e cozinho no outro dia de manhã.



Para cozerem, basta polvilhar uma frigideira anti-aderente com farinha, sem qualquer adição de gordura  e colocar ao lume. Vão-se formando bolas que se achatam com a mão e se colocam na frigideira em lume brando para cozinhar.



 Quando estiverem dourados viram-se e deixam-se cozinhar do outro lado. Podem-se comer assim simples, ou abertos ao meio e recheados de doce, chocolate ou mel.


Era suposto ficarem redondinhos :-( 
Os açorianos ficam redondinhos, estes feitos aqui por estes lados ficam assim tortos!


*****


Obrigada pela energia positiva que me enviaram, espero que juntamente com a minha, ilumine a minha semana:

- Os 74Kgs aproximam-se devagarinho...
- O dia 4 de Julho é já amanhã :-(

*****

E hoje a alimentação foi :

Almoço- Uma fatia de vitela estufada com cogumelos grelhados e courgette também grelhada. Um fatia fina de melão branco.

Lanche 1 - Inspirado nos lanches da Luciana, foi uma fatia do mesmo melão do almoço cortada em pedacinhos e polvilhada de coco- muito bom !

Lanche 2- Meio cacete de centeio com fiambre de peru

Jantar - Sopa de legumes e um iogurte de cereais com canela e duas amêndoas palitadas.


  *****
Até Quinta-feira! 
Quem me quiser conhecer é só passar pelo Aeroporto da Portela amanhã pelas 23,30 H. Se virem uma tolinha, ainda gordinha, aos pulinhos e com uma lágrima ao canto do olho - sou eu!