terça-feira, 27 de março de 2012

PIPOCAS


Pipoca contém níveis mais elevados de antioxidantes do que frutas e legumes

Alimento contém alta concentração de polifenóis, responsáveis por combater o envelhecimento e doenças como o câncer e o Alzheimer



A pipoca é uma boa opção de alimento para pessoas que estão na busca por montar uma dieta saudável. Estudo conduzido na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, encontrou evidências de que a pipoca contém mais substâncias antioxidantes saudáveis, chamadas polifenóis , do que frutas e legumes. Os polifenóis são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer.
Joe Vinson, pioneiro na análise de componentes saudáveis; em chocolate, nozes e outros alimentos comuns, explica que os polifenóis estão mais concentrados na pipoca, que em média têm apenas cerca de 4% de água, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.
Em outro achado surpreendente,
Os pesquisadores ainda descobriram que os cascos da pipoca - a parte do alimento que geralmente agarra nos dentes - na verdade têm a maior concentração de polifenóis e fibras. " Esses cascos merecem mais respeito" , brinca o pesquisador, que afirma que a parte do alimento tem um valor nutricional de ouro.
Resultados do estudo levaram Vinson a declarar que a pipoca pode ser o lanche perfeito. Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.
"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna" .
Vinson alertou, entretanto, que a forma como as pessoas preparam e servem pipoca pode colocar em cheque sua imagem saudável. O pesquisador explica que a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas. Além disso, Vinson aponta que a pipoca não pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, que não estão presentes na pipoca.
Fonte : www.isaude.net

5 comentários:

  1. Fofa, estou um bocadinho reticente em relação a esse artigo, porque nunca falaram da palavra milho, de que a pipoca é feita (100%) e o milho tem coisas boas e más. Neste caso a pipoca é mais inofensiva se não for frita com óleo (há forma por exemplo de as fazer no microondas em sacos de papel) e sem açúcar.
    Mas de todos os cereais, o milho não é de todo o mais benéfico, pelo menos segundo todos os livros em que já deitei vista sobre comida e nutrição.

    Beijinho grande e perdoa o meu cepticismo! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema :D

    Antes de mais: estás bem? Não sei, o teu comentário pareceu-me diferente, talvez um pouco triste, e o teu post não teve a Ema do costume. Eu sei que disseste que ias focar-te mais na dieta aqui no blog, mas fiquei com medo que se tivesse passado alguma coisa...

    Eu também já falei das pipocas no meu blog :) Faço pipocas imensas vezes para a ceia (principalmente no Inverno), e três colheres de sopa de milho feito no microondas sem adição de gordura só têm 50 calorias ;) E têm imensas fibras :) As pipocas fazem-me a mim aquilo que a comida árabe te faz a ti, e acho que está tudo dito :P

    É claro que o milho (como a NewMe/Dany disse) não é o cereal mais benéfio (temos o trigo, a cevada, a aveia, etc), mas também não apresenta malefícios ;)

    Muitos beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha

      Estou bem sim, não há qualquer problema comigo! Estou até muito contente. Só estava a ficar aborrecida por não conseguir comentar no teu blog depois de ter escrito tudinho.

      Ontem ao final do dia fui correr, e hoje voltei a acordar cedo e voltei a ir correr. E a balança foi amiguinha já vou nos 84,80. Logo á noite conto tudo. Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Emita!

    Já vi pelo teu comentário à Joanita que já tens o teu 4 junto ao 8! Muitos parabéns mulher!! És fantástica!!

    Em relação hás pipocas: o que eu não dava para as pipocas do Arrabida Shopping serem as mais saudáveis do mundo! lolol

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Há alguns anos, fui ao cinema e dividi umas pipocas de caramelo com o meu homem. Eram tão enjoativas que nunca mais consegui ter "aquele" prazer a comer pipocas. Acho que podem ser integradas na alimentação saudável desde que a preparação seja realmente cuidada.
    Beijos

    ResponderEliminar