quarta-feira, 6 de junho de 2012

Apadrinhamento!

Hoje não vou falar de peso nem de dietas!

O meu blog é e vai continuar a ser sempre um reflexo de mim, daquilo que eu sou, dos meus sucessos e dos meus fracassos, daquilo que me deixa feliz e daquilo que me deixa infeliz.
Hoje estou muito, mas muito feliz porque vou apadrinhar uma menina. Não vou ser madrinha de baptismo, já tenho afilhados de quem gosto muito, não se trata disso: Vou apadrinhar uma criança órfã de S. Vicente / Cabo Verde!

Eu sempre lutei imenso por aquilo que quero, faz parte de mim e quero que a vida de dê mais uns bons anos para concretizar mais alguns sonhos muito importantes.

Sempre sonhei ter três filhos e curiosamente o meu marido também, depois de dois rapazes com um ano de diferença, veio o sonho de ter uma menina.
Aí, comecei a pensar em adoptar uma menina. Acho que contribui para a formação de uma ruga na cara de cada familiar...todos franziram o sobrolho...o meu marido que não me diz que não a nada apenas dizia que para ele estava bem o que eu decidisse, mas que pensasse bem. Mas a família de certa forma só me apontava contras e o meu marido nunca interviu em minha defesa e isso disse-me que ele não fazia grande questão e que preferia sim um(a) filho(a) biológico...Um dia falamos muito abertamente sobre o assunto e ele demoveu-me quando me alertou para o facto de os rapazes quando crescessem poderem não ver com bons olhos ter uma irmã adoptiva e eu percebi o que ele me queria dizer...
Há na família o caso de uma prima solteira que adoptou um menino, não escolheu idade, sexo, nem cor. Entrou-lhe em casa um rapaz de 13 anos e todos achamos que ela adoptou sim um monte de problemas, lamentavelmente para ela e para ele.

Acabei por desistir todos me diziam: se vier um rapaz vai ser bom na mesma...Eu sabia que sim, mas queria uma menina!

Quando eu quero muito uma coisa luto por ela até à exaustão, todos os dias quero ir dormir e pensar que fiz o que me foi possível para atingir os meus objectivos.
Isso não faz de mim uma pessoa melhor nem pior que os outros porque já fracassei em tantas coisas e tenho desejos tão elementares mas que não dependendo de mim nada posso fazer para os ver realizados... Mas como queria muito mesmo uma menina, comecei a ler tudo sobre: como conceber uma menina. 
Li artigos cientificos e outros que de científicos não tinham nada. Tive de reunir uma série de factores, o meu período fertil no ponto certo, com a posição da lua e com aquilo que devia comer e com o que me estava proibido comer, entre muitas outras coisas, posições, etc...Estudei o assunto e encontrei o dia e a hora certa. E marquei com o outro interveniente ( o pai da criança claro) o acontecimento para o dia x há hora y. Não estou a brincar foi mesmo assim...!
Foi a relação mais estranha das nossas  vidas! Foi assim tipo artificial... mas nesse dia não tenho duvidas que fiquei gravida da minha filha, ou seja, como se costuma dizer : rachou! Foi uma relação muito pouco romântica, muito próximo de uma inseminação artificial...Nunca saberei se foi o meu estudo que resultou, se a menina viria de qualquer maneira. 
Ainda é cedo, mas um dia penso que vou contar aos meus filhos de uma forma adequada de mãe para filhos claro... Depois de ter um filho não planeado ( o segundo) porque foi uma gravidez inesperadamente rápida a seguir ao primeiro parto,  que resultou num filho quase gémeo do irmão, tive uma menina tão planeada que envolveu um estudo multidisciplinar, envolveu física, química, biologia, anatomia e alguma dose de loucura para perder horas a fazer cálculos ...tenho uma amiga que acha que devia organizar workshops sobre o tema...9 meses menos 5 dias depois desta loucura, nasceu a minha adorada filha!

Mas ficou sempre o desejo de adoptar, de fazer bem a alguém que precise. Agora, e curiosamente pela mão da minha filha,  chegou a oportunidade de apadrinhar uma menina de Cabo verde e eu considero o meu sonho concretizado.
Eu tenho um enorme fascínio por Moçambique, não sei porquê, e gostaria muito que fosse uma criança moçambicana, mas parece que os donativos para apadrinhar lá uma criança são sempre desviados por quem não tem escrúpulos.
Agora só depende de mim e de mais ninguém, não envolve terceiros e vou contribuir para fazer uma menina órfã  um pouco mais feliz e se lhe proporcionar um sorriso vou-me sentir muito realizada mesmo. O projecto chegou através de uma professora da minha filha que todas as férias de verão passa um mês em missões humanitárias em países africanos. Trouxe uma serie de propostas para a escola que tem cerca de 800 alunos e lamentavelmente só houve quatro adesões. bem sei que os tempos estão dificieis e há quem viva com carências enormes, mas há pessoas que podiam fazer alguma coisa e não fazem nada.


......................................................................................................
Mas pronto mesmo não fazendo parte do post, digo-vos que hoje pesava 78,10 :-(  mulheres!



9 comentários:

  1. Ema,
    É hoje que te mando mail (vai a meio...)Comento lá o teu post :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema =)
    Sinceramente nem tenho palavras depois do que li no teu post. A tua atitude é simplesmente fantástica. Não ligues aos preconceitos dos outros que só sabem falar do que não devem. Se é um sonho teu e se tens possibilidades para o fazer não deixes que ninguem te pare. O facto de poderes ajudar uma criança que infelizmente não tem tanta sorte como muitas outras é simplesmente maravilhoso. O que interessa de que cor é ou que idade tem? Nada.
    Nunca deixes de ser assim, não te conheço pessoalmente, mas és uma mulher fantástica e este post só veio confirmar isso.
    Estou mesmo sem palavras Ema..
    Depois quero saber tudinho dos desenvolvimentos deste assunto.
    Ps- Estou a ler este post às 7.30h, antes de ir para a faculdade, e acredita que o meu dia vai ser muito melhor depois de o ter lido.
    Beijinhos Vizinha=D

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema :D

    Bem, por onde começar? :D Vou partilhar contigo a minha experiência de apadrinhamento ;) Há seis anos eu e o meu ex-namorado decidimos apadrinhar uma criança de Moçambique. Tínhamos uma amiga que tinha apadrinhado uma criança da Índia e ela indicou-nos uma empresa, e por 20€ por mês podíamos fornecer a essa criança tudo o que ela necessitava: comida, livros, etc. Contactámos a empresa e apadrinhámos um menino :) Todos os meses fazíamos a transferência e assim se passou quase um ano.

    No entretanto eu e o meu ex-namorado acabámos e uma das minhas preocupações foi essa. Ele mandou-me os papéis todos e eu tentei contactar a empresa para passar tudo para o meu nome (estava no nome dele por uma questão de facilidade da transferência), mas a empresa simplesmente já não existia. Ou seja, não faço a mínima ideia para onde foi o nosso dinheiro, mas infelizmente desconfio que não foi para criancinha nenhuma :(

    Por isso certifica-te que fazes tudo de forma mais aberta: se é por intermédio da escola da tua filha, óptimo! ;)

    A adopção é uma questão complicada, e eu acho que nós mulheres somos muitos mais plenas e seguras que os homens nesse aspecto. A dada altura da vida a minha mãe também quis adoptar uma criança, e o meu pai nunca foi à bola com a ideia. Talvez um dia :)

    E já agora eu adorava saber essa questão de ter uma rapariga ;) Não é por nada, mas mal não faz, e eu e o P. andamos sempre à luta porque ele só quer meninos e eu só quero meninas ;)

    De qualquer das formas é um acto muito generoso e altruísta da tua parte apadrinhares uma criança Ema, mas fá-lo com a condição de ires efectivamente visitá-la ;) Até porque é o teu destino de sonho ;)

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Ema!!
    Que decisão tão bonita :)
    A minha irmã também anda a tentar adoptar. A nica imposição é que a criança seja ainda pequena, de resto pode ser azul às bolinhas! Ainda tentou ter um filho, mas infelizmente a passagem do cancro trouxe-lhe uma menopausa precoce (ela tem 33 anos...). Infelizmente no nosso pais tudo isso funciona a passo de caracol e, passados 6meses é que vai ter uma reunião com a assistente social. Esperamos que tudo corra bem!
    A tua decisão é linda!! No que toca a criança órfãs, todas as ajudas costumam ser poucas.
    Um grande beijinho para ti :)

    ResponderEliminar
  5. Ola Ema. Leio o teu blog a quase 1 mês mas nunca comentei. Acho muito bonito o teu gesto. Eu sou moçambicana mas estou a estudar em faro. Tens muita razão sobre a tentativa de apadrinhamento em moçambique, é triste mas é o que acontece. Se muitos fossem como tu, o mundo seria melhor. Nem precisa muito. Os 50 euros que muitos gastam em "coisas desnecessárias" todos os meses fazem milagres nas vidas dessas crianças.

    Parabéns pelo gesto. Bju bju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AH, vou querer saber dessas dicas para fazer uma menina. Não tenho filhos ainda mas para o ano vou tentar e gostava que o primeiro fosse uma menina. hehehehe, bju

      Eliminar
  6. Olá Ema,
    Não vou fazer grande comentário ao teu post.
    apenas de digo que enquanto lia o teu post me vieram as lágrimas aos olhos e estava toda arrepiada.
    Parabéns pelo teu coração.
    Beijinhos
    Fica bem :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema,
    Adorei a tua disponibilidade para nos partilhares esta tua experiência, não só de apadrinhamento como também dos teus filhotes. Eu quando foi do meu, não fizesmo bem de propósito mas em brincadeira também estudámos as alturas mais favoráveis para ter menino (que no fundo era o que ambos gostavamos de ter...) e a verdade é que também nos calhou bem. Obviamente que é uma mariquice porque se viesse menina iriamos gostar exatamente da mesma maneira..

    Quanto ao apadrinhamento, eu adoro a ideia, mas tenho receio exatamente pelo exemplo da Joana. É que infelizmente não é a 1ª nem 2ª nem 5ª pessoa que conheço a quem aconteceu isso... e á distancia é sempre complicado termos noção se de facto os teus donativos estão ou não a chegar a ele.

    Eu pessoalmente sinto-me mais confortável com a ida a um orfanato ou instituições identicas e ajudar directamente lá. De vez em quando ir lá ajudar ou tentar que de vez em quando passemos algum tempo com eles para não perderem a noção do que é estar em familia também.

    No entanto admito que possa estar completamente desenquadrada da realidade e as coisas já não sejam exatamente assim..

    Muitos parabéns pela atitude e muita sorte para vocês e claro para a vossa afilhada :)
    :)**

    ResponderEliminar
  8. Olá Emma.Gostaria de poder trocar algumas impressões consigo sobre o processo de apadrinhamento visto ser também um dos meus sonhos.Contacte por e mail para r.nobrega@hotmail.com. Fico a aguardar.Obrigado.

    ResponderEliminar