terça-feira, 19 de junho de 2012

A Incineração da "gorda"

Pois este fim de semana fiz o dito disparate que disse que ia fazer !
Queimei não 1 mas 2 calças brancas do verão passado, que estavam gastas entre pernas por eu ser tão gorda na altura.
Queimei ainda 2 blusas que fiquei fula por as ter comprado na altura, quando havia outras que eu gostava mais, mas não me serviam. 

E assim fiz a cremação da gorda do passado recente.

A corre como uma menina escreveu-me num comentário algo que achei interessante e passo a transcrever :
"Em Finisterra, no norte de Espanha, onde antigamente se acreditava que acabava a terra, também existe esse ritual. As pessoas peregrinam até ao farol de Finisterra e depois queimam uma peça de roupa, como símbolo de deixar a antiga vida para trás e começar de novo." 

E ficam as fotos que falam por si:

Sei que as queimadas só se podem fazer até final de Abril, mas eu tinha uma mangueira pertinho por isso não corri riscos!
















Finalmente feita em cinzas! 
Que eu não volte mais a precisar de calças 44 e 46! 
Nunca mais! 


*****

Mas para ser muito sincera, este "ritual" comigo não resultou nadinha. 

Ontem e hoje estive triste, ansiosa, deprimida e com a sensação que falhei em muitas coisas na minha vida. Não consigo ter tempo para fazer tudo o que queria, todos os dias tenho projectadas coisas que vou adiando e sinto que estou a perder o controle da situação em muitos aspectos. 
Hoje chorei várias vezes. Mas não é nada de especial nem de preocupante.
Tenho uma pessoa muito querida longe, e estou muito carente de um abraço porque sei que essa pessoa também está muito carente de me abraçar...Estamos ambos em contagem decrescente mas ainda faltam 16 dias para que isso aconteça!

Não descrevo a minha alimentação hoje porque pela primeira vez desde há uns dois ou três meses não foi um bom exemplo. Até chocolate comi.
Acabei de ler o post da Joana em que ela fala no gosto que tem em cozinhar. Eu não gosto muito porque, não tenho jeito e não tenho tempo. E lamento imenso.! Hoje  a minha família achou o jantar horrível, e com razão!

Peço-vos um favor: se me comentarem, abordem apenas a primeira parte do post, esta parte é como se me estivessem a escutar em silêncio.

Beijinhos e tenham uma boa semana



14 comentários:

  1. Custa-me muito, mas vou fazer o favor que pediste porque gosto muito de ti e respeito as tuas decisões (e porque, muitas vezes, o silêncio é a nossa melhor forma de apoio).

    Eu compreendo porque é que sentiste a necessidade de queimar a roupa, e também compreendo o que sentiste: rigorosamente nada. Provavelmente compreendo isso melhor do que ninguém ;)

    Muitas vezes vivemos à espera daquele momento em que vai tudo começar a fazer sentido - eu chamo a isso a epifania. Em certas alturas da minha vida eu só queria ser melhor, ultrapassar aquela fase má, e pensava que uma vez ultrapassada a dita fase eu ia sentir a epifania, a realização, a felicidade, o que quer que seja.

    Pois Ema, não houve explosão nenhuma na minha cabeça, nem conclusão dramática, nem histeria repentina, nem tcharan.

    Só houve algo fugaz, demorado, uma espécie de desconfiança.

    Será que já está? Será que já passou tudo? Vou ter calma e esperar. Bem, parece que sim. Oh mas não senti epifania nenhuma ;)

    Penso que possa ter sido isso que sentiste em relação à roupa ;) Mas isso é bom sinal, é sinal de que vais percebendo aos poucos o que já atingiste, o quanto já lutaste e o ponto do percurso em que estás. Não ficas propriamente surpreendida com isso, porque és uma pessoa inteligente que sempre teve noção daquilo que estava a conseguir atingir :)

    Muitos beijinhos, e espero que amanhã (aliás, hoje!) fiques mais bem disposta :)

    ResponderEliminar
  2. Ema,
    2ª parte - não vou comentar (isto não conta)!
    1ª parte - sabes que eu gosto da ideia romântica de haver alguma coisa simbólica que muda a nossa vida e nos sentimos renovadas, mas na realidade esses rituais só funcionam nos filmes. Quando menos esperamos há um click que nos impele a mudar e depois, espontaneamente, há um momento marcante que assinala a mudança mas nunca sabemos quando vai acontecer.
    Beijos....

    ResponderEliminar
  3. Olá

    não querendo ser mal interpretada, mas com a minha imaginação fértil imaginei-te a fazer o "ritual" e deu-me imensa vontade de rir, realmente parece tirado de um filme....
    Infelizmente na vida real isso não resulta eu tenho experiência disso (não queimei mas deitei pela janela fora). Mas pensa foi uma etapa que passou e não volta de certeza, agora é seguir em frente. Penso tambem que não sentis te nada porque já nada te diziam aquelas roupas, sabes bem que fazem parte do passado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu não acho nada um disparate! Acho que é um ritual, e como todos os rituais tem o significado que lhe quisermos dar, e esse em concreto parece-me muito libertador! Se calhar não sentiste essa paz que estavas à espera porque não era a altura certa. Mas acredita que quando tiver que ser se dará um click :) Beijinho

    ResponderEliminar
  5. ADOREI A IDEIA ! A sério ! acho que esse ritual pode ser um grande incentivo ! parabéns !
    dias maus todos temos !
    stay focus :)))

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. olha que as queimadas mesmo com mangueiras por perto são perigosas, era melhor teres usado uma lareira... Mas acho que fizeste bem fazê-lo, foi simbólico, e mesmo que hoje não o sintas, amanha talvez consigas encontrar o teu "Norte"! Espero que hoje já estejas mais animada e mais feliz, obrigada por tudo!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  7. primeira metade:
    No peso pesado tb fizeram isso! lol
    Eu confesso que nao sou capaz de fazer isso (mas eu acho que isto tem a ver com o facto de ter sido gorda a vida toda e de achar que basta um deslize e volta tudo na mesma, e do facto de me sentir na mesma. lol)

    segunda parte: XI-CORAÇÃO (isto nao é um comentario!!!!! por isso achei que fosse válido :P)

    Beijinhos enormes e bamos lá!!!

    ResponderEliminar
  8. Então, atendendo ao teu pedido, que ideia fantástica Ema =) Acho que nunca me iria lembrar de uma coisa dessas, e olha que também tenho bastante roupa que só visto porque a que realmente gosto não me serve, o que contribui para eu ter uma "raiva" das pobres peças de roupa que não têm culpa nenhuma.
    Beijinhos grandes, sabes que gostamos todas muito de ti =D

    ResponderEliminar
  9. Eu achei a tua ideua muito boa. Tao boa que acho que a vou reproduzir. Mesmo que nao tenhas sentido nada em especial tenho a certeza que nao te vais esquecer do gesto. Um grande beijo para ti.

    ResponderEliminar
  10. Oi! Também vi esse ritual no peso pesado. Entendo que não tenhas sentido nada porque a mudança vem de dentro e não é por fazeres isto ou aquilo que vai mudar de repente a tua mentalidade "de gorda" aos poucos vais desprendendo das coisas e quando deres conta dás por ti a fazer compras e a preparar refeições com pensamento de "magra" lol mas é um trabalho diário.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ema, nem sempre se sente na altura o "clique" que se esperava. Se calhar só daqui a uns meses vais entender a importância destes teus passos e o que mudou em ti. Às vezes são pequenas coisas a que nem damos atenção, mas que no seu todo vão fazer a diferença.

    Beijos**

    ResponderEliminar
  12. Olá Ema... Que saudades!! :)
    Toda essa melancolia pode fazer parte deste processo de mudança! Quando descer uns número de roupa faço um ritual desses. Como Finisterra é um bocado longe faço mesmo aqui no Cabo Espichel! ehehehe
    Beijinhos grandes
    E que estes dias que faltam passem beeeeeeem depressa.

    ResponderEliminar
  13. Como eu só li a primeira parte (faz de conta!), que foi ha escrita e feita à 5 min atras, espero que tenhas toda a força e toda a sorte para recomeçar a tua nova vida! (q pode recomeçar quando nós queremos, tipo agora, faço me entender?) :)
    beijinhos enormes!

    ResponderEliminar
  14. O meu irmão tem o hábito bastante irritante de sempre que eu estou triste em anda à minha volta e pergunta 'estás melhor? e agora estás melhor? e agora estás melhor? e agora estás melhor?' Isso irrita-me sempre, e normalmente comparo-o a uma daquelas moscas chatas ;) Mas hoje senti necessidade de vir aqui e fazer-te a ti essas perguntas Ema :) Aparentemente é sinal de que temos muito carinho pela outra pessoa, por isso nunca mais me irrito com o meu irmão :)

    Muitos beijinhos e espero que estejas melhor (e estou com isto a comentar a primeira parte do teu blog, porque aposto que queimar roupa tão bonita te deixou destroçada)

    ResponderEliminar