terça-feira, 31 de julho de 2012

A minha melhor amiga

A minha melhor amiga é a S.

Fomos amigas na infância, na adolescência e na idade adulta. SEMPRE!

Nunca a distancia quebrou o nosso elo de ligação. 

A S. sabe tudo de mim, conheceu todas as pessoas que passaram na minha vida. Com ela passei os melhores momentos da adolescência. Para além da escola e das brincadeiras, foi com ela que aprendi musica, foi com ela que cantei num grupo, foi com ela que passei maravilhosas férias. Ela sabe de mim aquilo que "nem ás paredes confesso".

Sempre teve inúmeros problemas de saúde. Entrou precocemente na menopausa aos 30 anos. Já com a certeza que estava a entrar na menopausa conseguiu ficar gravida do filho que adora. Teve para o efeito de recorrer a uma clínica em Barcelona.
Agora não me dizia nada mas eu sabia que não andava bem!

No passado dia 25 colocou esta imagem no meu facebook e eu tive a certeza que ela efectivamente não estava bem:




Agora sei que vai ser submetida a uma cirurgia de altíssimo risco. Para melhorar a qualidade de vida que se agravou muito nos últimos meses, vai arriscar a vida. 

Cheia de coragem, contou-me finalmente... e ainda me confortou...

E eu que nos últimos tempos me tenho sentido infeliz com os meus problemas, sinto que realmente sou uma felizarda. Mas sou também uma imbecil, uma mimada e uma fraca.

Que a minha querida S. ultrapasse o pior momento da sua vida, para podermos rir e chorar como sempre fizemos, muitos e muitos anos.

11 comentários:

  1. Olá Ema!

    Lamento imenso pela situação da tua amiga! Ela deve ser uma mulher muito forte e corajosa :)

    Vou torcer muito por ela, tal como torço por ti :)

    E tu não és mimada nem fraca. Todos temos os nossos problemas, que são maiores quanto mais nos afectam, e por te deixares afectar por eles não quer dizer que és mais fraca ou menos forte... Somos todos humanos :)

    Beijinhos, e a maior das sortes para a S. :)

    ResponderEliminar
  2. Oi, seja bem vinda ao meu blog!
    E sobre a pergunta que me fizeste a bipolaridade normalmente é genética, passa de pai para filha e de mãe para filho, mas tem casos isolados, pois a mãe ou pai é bipolar e não sabe pois a bipolaridade nunca se manifestou, ou simplesmente nascemos assim, meu caso é genético, emu pai é bipolar, a mãe e o pai dele tb eram então tenho uma tia que é bipolar tb mas não me pergunta como dois bipolares viveram mais de 70 anos juntos e em harmonia rsrsrsr.
    Sobre o isolamento eu tive, mas isto tem uns dez anos atrás,fiquei uns dois anos que só ia trabalhar e voltava para casa e lá ficava no meu quarto, na maioria das vezes só conversava com a minha mãe, dai voltei para faculdade, comecei a conhecer pessoas novas. Hoje em dia tenho momentos de isolamento para colocar meus pensamentos em dia, domingo passado foi um dia assim, mas com tratamento isto até é bom tirar um dia para nos ocupar apenas com nós mesmos. Mas o melhor que tu pode fazer é procurar um especialista e ver qual é o realmente problema dele, pode ser só uma fase de transição ou pode ser só depressão tudo tem que ser analisado, mas se ele se torna agressivo do nada ou se esconde do mundo tem grande possibilidade de ser, mas como falei procura um especialista.
    Beijos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Querida Ema, espero que tudo se resolva e que corra tudo bem com a tua amiga. Ficarei a torcer por ela. Muita força! Bjts

    ResponderEliminar
  4. Ema...os verdadeiros amigos até no silêncio nós sabemos que estão lá para bom e para mau...um afecto ou presença é melhor que mil palavras...força para seres essa presença.

    Beijinhos
    Elisabete Crua
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ema, vai correr tudo bem com a S. Tens que pensar sempre no melhor e dar-lhe muita força neste momento!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ema, vai correr tudo bem com a S.

    Dá-lhe muita força e mostre-se disponível para o que ela precisar. Nos momentos difíceis, conta-se muito com os amigos para dar força.

    Estou a torcer por ela também. Vai correr tudo bem.


    Bjnho

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema,

    Eu queria dizer-te algo que te confortasse, mas não sei o que te posso dizer...
    Sei que sempre que vemos os problemas dos outros sentimo-nos pequeninos e às vezes parvos por sofrermos com coisas que nos parecem, nesse momento, menos importante que os problemas daqueles que nos rodeiam... Mas se pensares bem isso não é verdade! Em primeiro lugar os meus problemas(por exemplo) são diferentes dos teus e mesmo que fossem iguais, nós não reagimos todos da mesma forma... Por isso, ajuda a tua amiga, dá-lhe força e coragem, ajuda-a a chorar sempre que precise e sorri sempre que ela precise do teu sorriso!

    Querida Ema, não sei se acreditas em Deus (e eu sei que às vezes é difícil acreditar com tantos problemas) mas eu vou rezar para que tudo se componha e tudo no final dê certo contigo e com a tua amiga:)

    Beijinho grande, sabes onde estou se precisares :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sei que lhe vais dar a mão Ema e apoiá-la em tudo o que ela precisa. Espero que corra tudo bem com ela. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Cada um é sensível às suas dores. Não é por haver males maiores que isso te torna mais fraca ou mimada. Além disso, tens empatia pelo sofrimento dos outros, por isso agora muita força para a tua amiga e decerto que a apoiarás no que for preciso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ora aqui está uma prova de fogo para todos os que a rodeiam.
    Um grande abraço às 2!

    ResponderEliminar