sábado, 6 de outubro de 2012

Viver no campo

Sou uma mulher da cidade. Gosto de movimento, de ver pessoas, de ir a lojas de ter acesso a tudo com a facilidade que as cidades nos proporcionam. 

Vivo no campo há cerca de 17 anos e já algumas vezes me arrependi de ter um casa isolada, em que a vizinha da frente é a Serra d´aire e candeeiros.

No entanto vivo num campo já meio urbano porque a sede de concelho fica a uns escassos 2 Kms.

Apesar de adorar estar em Lisboa ou em Setúbal, que são as cidades da minha vida e onde tenho o privilegio de ter casa, há dias em que estar no campo me trazem uma alegria imensa e uma tranquilidade infinita. No fundo não me posso queixar, vivo num perfeito equilíbrio.

Tenho imensas árvores de fruto, cuidadosamente cuidadas por mãos calejadas do trabalho de uma vida nas lides campestres. A fruta aparece quase como por milagre na minha cozinha e muitas vezes nem me aproximo das árvores. 
Tenho na devida altura, maçãs, ameixas, pêras, cerejas, morangos, uvas, figos, dióspiros, nozes, amendoas, ginjas, romãs...  Como é tudo biológico há anos em que as colheitas são fracas. Este ano os figos foram poucos, pequeninos e os melros apoderam-se deles, não sobrou nada para nós. As uvas não foram muitas, mas foram extraordinariamente doces.
Eu adoro fruta e se não tenho perdido peso nos últimos tempos é porque tenho abusado da fruta saborosa do verão.

Hoje até resolvi ir colher fruta e:

Apanhei umas maravilhosas romãs.

Apanhei uns dióspiros bem madurinhos, mais doces que o melhor dos doces.


******


Como o dia estava tão bom resolvi ir dar banho ao Teddy com a minha filha. Ficou todo fofinho e cheiroso! 
Tivemos de o prender e deita-lo em cima de uma toalha porque ele queria ir rebolar-se na terra :-) 


O Garfield que vocês conheceram pequenino está um belo gatarrão. Começou por ser Garfield e depois pareceu-nos ser fêmea e passou a Mary Garfield durante uns meses...mas afinal é mesmo macho, e voltou ao nome inicial :-)


O Bart Simpson também cresceu imenso.

A Cleo resolveu estar sentada numa cadeira á sombra...

O Iuky, mais velhote, o pai de todos os outros (penso eu).

Por fim o meu preferido, o mais meigo de todos os felinos : O Pintas a brincar com a pata do Iuky.


Faltou subir todo o terreno e ir fotografar os "guardiões" das traseiras do terreno : O Bob e o Scott, fica para uma próxima "ida ao campo" hi hi hi...!


Longe do universo urbano também se pode ser tão feliz...Tenham um bom Domingo.




10 comentários:

  1. Olá Ema :D

    Sabes que ainda hoje dizia ao P. ao telefone que o meu maior medo em relação ao estágio de Medicina Geral e Familiar em Elvas é acabar o estágio a querer ir para Elvas ser médica de família? :P Eu também sou decididamente uma menina da cidade (aliás o P. passa a vida a dizer-me isso), mas reconheço as enormes vantagens de viver no campo ;)

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro a vida no campo e morro de saudades.
    Acho que não há nada mais prazeroso.

    ResponderEliminar
  3. Da minha janela também se vê campos de milho, vacas e plantações de kiwis, apesar de morar a 5Km da cidade de Porto. Tens uma sorte tremenda em poderes ter acesso a esses frutos que sabes de onde vêm e como foram tratados. Quem me dera! Agora fiquei a babar pelos diospiros. Costumam aparecer aqui em casa uma ou duas vezes por ano, mas o que eu gosto mesmo é de caquis ou diospiros-maçã! Beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá Ema:-) Não tenho tido tempo de vir aqui comentar mas tenho visitado sempre por isso dou-te hoje os meus parabéns atrasados pelo excelente percurso que tens vindo a fazer. Já vivi no campo mas detestei, a melhor coisa era mesmo a fruta sempre à mão! Os teus "bebés" são muito lindos. Tens tantos gatinhos adorava ter assim muitos mas só tenho 1:-( bjinhos bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Olá Vizinha =)
    Antes de mais muito obrigada pelas tuas palavras, estava mesmo a precisar de "ouvi-las".
    Quanto ao teu post, podia ter sido escrito por mim, porque eu também sou decididamente uma menina da cidade, mas mudei-me para o campo há 3 anos.
    De vez em quando ainda penso que já tenho saudades da vinha mais agitada que tinha, mas depois olho pela janela e vejo a vista lindissima que tenho e nem penso duas vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tens o melhor de dois mundos! Quando passo muito tempo sem ir à terrinha tenho saudades e quando lá estou gosto de lá estar, mas sinto saudades da cidade! Pena ficar a 300km e não poder ter o melhor de dois mundos mais vezes!

    Beijinhos!

    PS: Um dia aprendo a gostar de diospiros. :)

    ResponderEliminar
  7. hey, corre como uma menina! tiraste-me as palavras! lol
    Também ia dizer que tinhas o melhor de 2 mundos :)
    estás no campo, mas dás um passinho e estás na cidade :D
    Eu já nao vou à terra da minha avó desdo inicio de setembro e estou cheia de saudades! faz me muita falta ir lá, mas daqui a 15 dias bou lá!!! weeeee
    :D

    Os teus bicharocos são lindos!!!

    Beijinhos grandes Ema linda!

    ResponderEliminar
  8. Oi Ema
    Tu é uma privilegiada guria.
    Ter um local desses é o céu.
    A fruta que tu chama de dióspiros, para mim se chama caqui(sul do Brasil.
    Adoro Portugal, nunca fui, mas amo sua história,sua gente,muito legal.
    As romãs me trazem felicidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Em...
    *Eu gosto mesmo de viver onde vivo :) Gosto muito de visitar cidades e de viver aquele ambiente, mas onde me sinto em casa é aqui. Gosto do sossego e de ter a possibilidade de chegar ao turbilhão em apenas 40 minutos (Leiria) ou a 1 hora (Lisboa). Como sabes, vivo deste lado da serra e o caminho é sempre "a direito"; Gosto de ter a família perto; Gosto de ter uma vivenda sem ter de subir degraus(na cidade seria muito difícil!); Gosto (ou não!) de chegar à Figueira que tenho atrás de casa, apanhar e comer logo os figos :)
    *Talvez as tuas "crianças" tenham conseguido ter uma melhor qualidade de vida ai e afinal de contas...aos 18 anos acabam por migrar para as cidades e têm a possibilidade de saber onde se sentem melhor.
    *Eu gosto que escrevam coisas sobre as próprias experiências nos comentários que deixam no blog!!!!Por isso, podias fazer um mega comentário a falar só de ti que eu adorava ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. (Sobre o teu comentário sobre como relaxas estendida na cama na horizontal: eu costumava fazer isso quando tinha "crises rebeldes" na minha adolescência e depois chegava a casa e me atirava para a cama dessa exacta forma! :) Às vezes refilava e chorava um bocado e depois passava! Tinha de ser na horizontal da cama, se fosse na vertical já não era a mesma coisa! :D Bjs)

    ResponderEliminar